Utilizando a função String.Format em C#

A função String.Format permite criar uma string baseada em um padrão. Podemos utilizar String.Format do C# para tratar e padronizar strings.

Com a String.Format podemos criar uma string padrão, então utilizamos tokens para receber parâmetros(podem ser valores definidos, variáveis, etc) e inserir dentro da string, fanzendo que o valor principal permaneça sempre o mesmo, porém, o valor do token mude de acordo com a necessidade.



string padrao = String.Format("Este {0} é o que muda", variavel);


Neste exemplo, o padrão da nossa string, que é o primeiro parâmetro(“Este {0} é o que muda”) contém um token({0}) que indica que este token tem de ser substituído pelo segundo parâmetro(variavel). Segue outro exemplo:



//Pego a hora e minuto atual, converto em string e salvo nas suas respectivas strings
string hora = Convert.ToString(DateTime.Now.Hour());
string minuto = Convert.ToString(DateTime.Now.Minute());

//Crio um texto padrão pra minha string, repare que a hora e minuto sempre vão mudar pra hora e minuto atual, que pego acima e insiro na string com os tokens {0} e {1}
string padrão = String.Format("Agora são: {0} hora(s) e {1} minuto(s).", hora, minuto);


 

2 Comentários


  1. Legal… Estou começando agora com C# e já tinha visto diversos Tokens aqui nos códigos, porém, não sabia ao certo como funcionava. Me ajudou bastante.

    Responder

  2. Sou iniciante, precisei trabalhar com String .Format, se soubesse desse site antes minha vida seria bem mais simples, parabéns pela simplicidade e precisão.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*