3 Maneiras de otimizar seu tempo no Visual Studio

Olá Galera. Primeiramente gostaria de fazer um rápido agradecimento as pessoas que tem acessado o Blog. Sei que não estou atualizando com frequência e pretendo fazer alguns ajustes aqui na agenda para poder postar mais artigos e trazer novas ferramentas.

Pensei nesse artigo porque me dei conta de que alguns detalhes que personalizei no Visual Studio otimizaram meu tempo de trabalho com tarefas repetitivas ou tornaram  meu ambiente de desenvolvimento mais agradável. Estou levando em conta o Visual Studio 2012 para o artigo, vocês podem utilizar esse artigo caso tenham dessa versão em diante.

1 – Visual Studio com fundo escuro

Particularmente, prefiro fundo escuro porque no meu caso fica mais agradável visualmente. Convenhamos que programar durante horas seguidas afeta de forma negativa nossos olhos, portanto, uma forma de diminuir a luminosidade e deixar o ambiente de programação mais confortável é mudar as cores.

Para alterar o tema de cores: TOOLS > Options… > Environment > General. Em “Color theme” selecione Light ou Dark.

2 – Desbloquear ID’s repetidos

Quando você copia e cola um elemento HTML no Visual Studio, por exemplo uma div, por padrão ele renomeia o ID da div, por encarar que ID’s iguais estão errados. Até ai tudo bem, mas as vezes você quer otimizar o tempo e mudar manualmente o ID. Exemplo: Suponhamos que o ID da sua div seja “produto1”. Você quer copiar e colar 10x essa div para mudar para produto2, produto3, etc. Se o bloqueio de ID estiver desativado basta copiar e colar 10x depois ir mudando apenas o número na frente(2, 3, 4). Porém, se estiver ativado o bloqueio de ID repetido, quando copiar e colar, ao invés de colar como produto1, vai colar como “Div1” por exemplo. Nesse caso você teria que digitar produto e o número manualmente em cada uma.

Para desativar o bloqueio de ID repetido faça o seguinte: TOOLS > Options… > Text Editor > HTML > Miscellaneous e desmarque a opção “Auto ID elements on paste in Souce View”.

3 – Classes do CSS

A maneira mais prática de otimizar a programação em HTML pelo Visual Studio é criar primeiro as classes no seu arquivo CSS. Dessa forma, quando for chamar uma classe(ex. <div class=”estilo-div”>) ao digitar class=” irá carregar uma lista das classes disponíveis, dessa maneira você pode atribuir a classe ao elemento sem precisar digitar ou lembrar o nome da mesma.

Um abraço e até o próximo artigo! 😀

2 Comentários


  1. cara, nao pare de atualizar seu site, tem me ajudado bastante….obrigado..

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*